5 avanços tecnológicos que otimizam as chances de sucesso no tratamento do câncer
O câncer carrega o estigma social de ser uma sentença de morte, mas do ponto de vista científico, essa já não é mais uma verdade.
O desenvolvimento científico e tecnológico, na área de oncologia nas últimas décadas otimizou os diagnósticos e aumentou as chances de cura.
Desde o surgimento de exames que avaliam a hereditariedade do câncer até tratamentos alternativos, como a imunoterapia, a evolução das tecnologias para tratamento do câncer, auxiliam fortemente para que mais pacientes tenham acesso a tratamento mais eficazes e com foco na recuperação total do paciente.
1 – GESTÃO HOSPITALAR
O advento da gestão hospitalar, por exemplo, auxiliou na modernização da gestão de clínicas e hospitais, ao integrar dados e abrir portas para a utilização de equipamentos de ponta, que permitem maior precisão e sensibilidade no diagnóstico. A gestão hospitalar também auxilia na redução do custo dos tratamentos e na diminuição do sofrimento do enfermo e seus familiares.
2 – CIRURGIA ROBÓTICA
No campo cirúrgico, a tecnologia permitiu o desenvolvimento da cirurgia robótica, que tornou os procedimentos menos invasivos, o que representa um grande avanço na redução da dor, da perda de sangue e da necessidade de analgésicos no pós-operatório de cada paciente.
3 – QUIMIOTERAPIA E RADIOTERAPIA
Na quimioterapia, o desenvolvimento de drogas mais específicas, como os anticorpos monologais por exemplo, são essenciais para reduzir os efeitos colaterais do tratamento do câncer.
A radioterapia, tem se tornado mais eficaz devido à criação de equipamentos e sistemas cada vez mais precisos e direcionados para acabar apenas com o tumor, garantindo a integridade dos órgãos e consequentemente, reduzindo os efeitos colaterais do tratamento para o paciente e melhorando sua qualidade de vida no futuro.
4 – IMUNOTERAPIA
As novidades no ramo da imunoterapia também têm propiciado um grande avanço no tratamento do câncer. Essa tecnologia visa estimular o organismo do paciente a identificar as células cancerosas e atacá-las, por meio de medicações que modificam a resposta imunológica.
Ou seja, em vez de atacar diretamente o tumor, os medicamentos imunoterápicos dão um “empurrãozinho” no sistema de defesa para que ele mesmo detecte e trate a doença.
5 – ESTUDO GENÔMICO
O estudo genômico (estudo dos genes), assim como a imunoterapia, permite melhor conhecimento das características das células tumorais, possibilitando uma medicina mais personalizada e a utilização de medicamentos específicos, como antagonistas hormonais, anticorpos monoclonais e modalidades da terapia alvo-dirigida.
Incrível como a tecnologia já mudou a forma de diagnóstico e tratamento do câncer nos últimos anos, não é verdade? E a tendência é que esses avanços não parem, pois o número de pesquisas e novas tecnologias sendo descobertas só aumenta.
Gostou das informações sobre como os avanços tecnológicos podem ajudar no tratamento do câncer? Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e siga a Medtec para acompanhar mais posts como este.
Deixe um comentário