Como é feita a manutenção de equipamentos médicos
A fim de garantir o bem-estar do paciente e evitar surpresas desagradáveis na rotina de clínica e hospitais, a manutenção de equipamentos médicos é imprescindível.
Afinal, como identificar tal necessidade e como funciona o trabalho de análise e manutenção?
Evite surpresas
Exigida em legislação pela ANVISA e pelo Ministério da Saúde, a manutenção de equipamentos é de extrema importância por estarem ligados diretamente nos diagnósticos e tratamentos dos pacientes.
É essencial que a administração se atente a manter um bom planejamento de gestão de equipamentos, a fim de prevenir surpresas e falta de insumos. Para isso, é indicada a contratação de um profissional que esteja em frente a estas responsabilidades.
Com isso, há a possibilidade de se identificar antecipadamente possíveis problemas nos equipamentos e desta forma solicitar uma manutenção preventiva.
Esta modalidade de manutenção se diferencia por garantir o bom funcionamento dos equipamentos antes que eles cheguem a apresentar defeitos. Desta forma aumentando a vida útil do mesmo.
Quais equipamentos precisam de manutenção?
A contratação dos serviços de manutenção é necessária quando há no estabelecimento:
- Equipamentos que precisem de ajustes ou lubrificação;
- Que dispõem de filtros que precisam de trocas ou limpezas;
- Tenham baterias que precisam de manutenção por tempo determinado ou trocas;
- Quando o equipamento oferece riscos a saúde do profissional e do paciente;
- Com necessidade de calibração;
- Equipamentos imprescindíveis para o funcionamento da clínica ou hospital.
Ao constatar anomalias e falhas em equipamentos é necessário o contato com prestadores de serviços de manutenção.
Quando solicitar a manutenção de equipamentos?
Equipamentos necessitam de manutenção e prevenção ao se comportarem das seguintes maneiras:
- Alterações leves na calibração;
- Necessitar de higienização;
- Desajustes e folgas quanto a peças;
- Percepção de necessidade de lubrificação e ajustes.
Solicitar uma manutenção preventiva assim que pequenos erros sejam identificados é essencial para o bom funcionamento do equipamento e da rotina no estabelecimento.
Em quanto tempo há a necessidade de manutenção?
O tempo entre manutenções varia de acordo com o equipamento e forma de uso. Sendo necessário que o profissional se informe com o fabricante ou profissional que efetua o serviço de manutenção para se programar.
Como é realizada a manutenção?
Ao solicitar o serviço de manutenção o profissional seguirá os seguintes passos:
1 – Inspeção do equipamento de forma generalizada: Antes de mais nada o profissional checará todos os detalhes do equipamento. Quanto a peças, necessidades de limpeza e se está em bom estado de conservação.
2 – Lubrificação: A fim de evitar corrosão em peças de equipamentos que possuem articulações, motores e dobradiças.
3 – Testes: São feitos testes para checar se o funcionamento do equipamento está de acordo com os padrões de desempenho e segurança e com isso descobrir onde se encontra os defeitos.
4 – Parte elétrica: Como meio de garantir a segurança do médico e paciente, é realizado testes na parte elétrica dos equipamentos.
5 – Trocas: Com a identificação do problema, a troca de peças ou outras ações necessárias como reprogramação e calibração são executadas.
6 – Registro: Por fim e por lei, o prestador do serviço de manutenção fará o registro das atividades realizadas no procedimento.
Desta forma, é preciso se atentar ao bom funcionamento de equipamentos médicos e com isso garantir a saúde da clínica, do profissional e do paciente.
Comment (1)
I was pretty pleased to discover this great site. I need to to thank you for your time for this particularly fantastic read!! I definitely appreciated every part of it and I have you book marked to see new stuff on your blog.