Entenda como é feita uma auditoria hospitalar

Entenda como é feita uma auditoria hospitalar

O que é uma auditoria hospitalar?

A auditoria hospitalar é uma validação profunda  multidisciplinar do desempenho de procedimentos feitos no hospital, pode ser obrigatória (como requisito para um participação de um programa de qualidade externo) ou eletivo. Ela é feita por uma pessoa qualificada ou uma equipe (externa, interna ou mista) e situa o nível de qualidade dos serviços prestados.

Existe a auditoria contínua, feita em vários períodos pré-determinados e continuada a partir do último ponto visto, e a periódica, que é feita em um período, mas não tem continuidade como a anterior.

O processo se assemelha a um diagnóstico médico e em cada etapa há um checklist de indicadores que farão um raio-X na instituição. O time de auditores, formado por administradores, gestores com formação médica ou enfermeiros especializados em auditoria de contas hospitalares, coletam as informações com pacientes e profissionais. Porém, isso pode variar de acordo com o tipo de auditoria.

Quais tipos de auditoria hospitalar existem?

Todas possuem semelhanças entre si, mas há diferenças fundamentais. Conheça:

Auditoria preventiva

Como o próprio nome indica, a auditoria hospitalar preventiva é feita para antecipar problemas futuros de um procedimento a ser posto em prática. Há uma análise para descobrir a viabidade desse processo e se atenderá às necessidades do hospital. Ela é como um teste-piloto.

Auditoria Operacional

O foco da Auditoria hospitalar Operacional está no detalhamento das atividades do dia a dia que engloba todas as etapas de atendimento ao paciente, da recepção à alta.

A equipe de auditoria hospitalar avalia o trabalho da equipe ao coletar dados de diagnósticos, exames, tratamentos, taxas e materiais que o paciente consumiu. Isso pode ser feito através de  prontuários de pacientes, avaliações de performance e questionários aplicados aos pacientes. Também pode ser feita a auditoria de contas (depois da alta do paciente e antes do envio do valor para a operadora), etc.

Auditoria Analítica

A auditoria hospitalar analítica  é mais interpretativa, voltada para descobrir as forças, fraquezas, os riscos e as oportunidades de um hospital. Ela reúne trabalho de auditorias preventivas e operacionais.

As informações são colhidas e analisadas de forma a descobrir gargalos e pontos a serem melhorados.

Porque a auditoria hospitalar é importante?

A auditoria hospitalar é extremamente últil para o hospital, já que ela otimiza a gestão ao dar informações concretas para se trabalhar. Além disso, através dela é possível saber quais são os pontos fortes para que possa divulgá-los e, assim, alcançar mais clientes e também descobrir os pontos fracos, para que possam ser melhorados.

Agora que você já conhece, sabe o quanto é importante implementá-la.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Falar no WhatsApp
1
Atendimento Medtec
Olá, posso te ajudar?