Ultrassom salvando vidas na Covid-19
Com o aparecimento da Covid-19 a necessidade de se detectar o comprometimento pulmonar em doenças respiratórias se tornou primordial para a definição do tratamento. No entanto, métodos já estabelecidos de imagem, como tomografia computadorizada e ressonância magnética, podem não ser a melhor alternativa, uma vez que podem ser caros, demorados ou submeter pacientes a doses desnecessárias de radiação.
Para auxiliar na tomada de decisão do tratamento médico mais adequado, a ESAOTE desenvolveu o software LUS (Lung Ultrasound) protocol, que consegue fazer uma aferição rápida e simplificada do acometimento do pulmão do paciente. Em poucos minutos é possível estabelecer qual o nível da doença, bem como a posição do pulmão que está mais comprometido.
O protocolo LUS¹ é baseado na amostragem de ultrassom de posições preestabelecidas do tórax, a fim de se observar a interface entre a pleura e o pulmão, em que, quanto maior o acometimento pulmonar, maiores serão as interferências observadas. O médico pontua o acometimento detectado e, de acordo com a pontuação final, é possível definir o nível de comprometimento dos pulmões e seus lobos.
O software da ESAOTE, LUS protocol, pode ser feito com todos os modelos de transdutores da plataforma (lineares, convexos e setoriais), através do mapeamento de 14 posições do tórax (maior amostragem entre seus concorrentes) onde vídeos são coletados e as pontuações são definidas pelo operador. Além disso, uma segunda opinião baseada em inteligência artificial pode ser requerida pelo médico. Na qual, os clipes são analisados e o nível de comprometimento é estabelecido automaticamente entre 0 e 3.
Clicando aqui você confere os nossos equipamentos de Ultrassom Portáteis!
Entre em contato com nossa equipe de vendedores e adquira já seu software para aferição de comprometimento pulmonar.
Marcelo Lemos Nunes Franco
Engenheiro Biomédico
Especialista em equipamentos de ultrassom ESAOTE
Deixe um comentário