Saiba mais sobre a Telemedicina no Brasil

Saiba mais sobre a Telemedicina no Brasil

Desde o início da pandemia do novo Coronavírus a telemedicina está cada vez mais em pauta. Com as pessoas sendo orientadas a ficar em casa e aglomerar o mínimo possível, se consultar online, usando apenas um celular ou um computador, se tornou a melhor opção para vários casos.

A telemedicina existe desde 1950. Na época era feita por fax, mas hoje, com o aumento da tecnologia, usa-se a internet e outras tecnologias de comunicação e informação. Essa modalidade oferece benefícios tanto para o paciente quanto para o profissional da saúde. E aqui você verá um panorama da telemedicina na realidade brasileira.

As leis que regulamentam Telemedicina no Brasil

Existe regulamentação de várias normativas institucionais, principalmente do Conselho Federal de Medicina. Essas regulamentações estabelecem marcos regulatórios para que a Telemedicina seja feita de modo a ser uma boa alterativa à medicina tradicional.

A resolução nº 1.643/2002 publicada pelo CFM regulamenta a Telemedicina e  define as exigências necessárias e os princípios para a confidencialidade, manuseio, guarda e transmissão.

Algumas dessas resoluções são reforçadas pela Resolução nº 1821/07 do Conselho Federal de Medicina. E a  Lei nº 12.842/2013 diz que há possibilidade de emitir laudos a distância e que pode ser feito exclusivamente por médicos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária estabeleceu na Resolução nº 302 de 2005 que é necessário armazenar documentos como vídeos, imagens e laudos por no mínimo 5 anos, para que há prestação de assistência ao paciente em momentos posteriores.

A Telemedicina e suas aplicações

A telemedicina teve um avanço considerável nos últimos tempos e, hoje, abrange vários processos realizados a distância. Saiba mais abaixo.

Teleassistência

Ela viabiliza o atendimento rápido em casos de emergência ou acompanha situação de risco.

Telecardiologia

Usa dispositivos informatizados para prestar o serviço. Desta forma os exames são laudados a distância, gerando mais rapidez no diagnóstico.

Teleconsulta

É uma ligação de vídeo ou áudio entre dois profissionais de saúde. Muito usado para que um médico esclareça dúvidas com um especialista ou peça uma segunda opinião.

Teleducação

Os profissionais da saúde podem receber capacitação online.

Telemedicina na saúde ocupacional e na medicina do trabalho

Há possibilidade de emitir laudos a distância no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

Teleneurologia

Existem alguns exames neurológicos, como eletroencefalograma e as polissonografias de internação e domiciliar, que podem ser laudados à distância.

Telepneumologia

Há possibilidade de realizar laudo à distância da espirometria, um dos principais exames para diagnóstico de doenças nos pulmões.

Telerradiologia

A imagem captada pelo aparelho médico de raios-X é enviada para um software, que encaminha para um que profissional especializado faça o laudo.

Dessa forma, há mais agilidade e menos custos, já que não são usados filmes radiológicos.

Porque considerar a telemedicina como opção?

A telemedicina oferece muito benefícios, tanto para profissionais e instituições de saúde quanto para pacientes. Com ela há possibilidade de acelerar processos e oferecer um tratamento de qualidade ao paciente. A telemedicina também ajuda na inclusão, já que pessoas que moram distante de grandes centros urbanos também podem usufruir.

Por último, ela oferece a oportunidade de diminuir custos de deslocamento e materiais e ainda oferecer um atendimento mais rápido ao paciente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Falar no WhatsApp
1
Atendimento Medtec
Olá, posso te ajudar?