TRANSDUTORES DE ULTRASSOM E SEUS CUIDADOS
Os transdutores de ultrassom (sondas) são confeccionados em material de alta qualidade para oferecer confiabilidade e durabilidade. No entanto, seguindo as instruções de cuidados e manuseio você pode ajudar a maximizar o desempenho e a vida de sua sonda.
Para uma maior preservação, os transdutores devem ser limpos e desinfetados (retirando todo o gel e qualquer outra substância), logo após seu uso, com sabão neutro e água. Alguns lenços umedecidos podem ser utilizados (consulte o fabricante). Evite utilizar papeis e panos ásperos, isso pode danificar a lente acústica de seu transdutor.
Ao final do dia os transdutores devem ser guardados adequadamente em suas caixas. As caixas originais são fundamentais para armazenamento e transporte dos transdutores, evitando choques físicos em eventuais quedas.
O manuseio incorreto pode causar danos graves a qualquer transdutor. Não puxe nem torça o seu cabo. Se os transdutores forem transportados em um carrinho, certifique-se de não passar com as rodas por cima do cabo. Tanto as lentes acústicas quanto os elementos de cristal podem ser danificados se o transdutor for derrubado ou se chocar contra outro objeto. Cortes no cabo da sonda ou quebra da carcaça podem comprometer a segurança elétrica e o isolamento eletromagnético.
Todos os transdutores devem passar por inspeção física a cada exame, verificando se a carcaça o cabo e a lente estão avariados de maneira a comprometer a qualidade do exame e a segurança elétrica.
Os transdutores podem ser danificados de várias formas, por exemplo, quedas ou impactos contra outro objeto; contato com objetos de bordas cortantes; contato com agentes químicos; contato com superfícies quentes; imersão em substâncias líquidas; exposição a descargas de alta tensão; exposição a condições ambientais extremas (calor ou frio). Em caso de qualquer das avarias, não utilize o transdutor e entre em contato com a equipe de manutenção.
Os transdutores possuem diferentes níveis de proteção contra líquidos sendo que o corpo e lente da sonda normalmente são resistentes a imersão temporária (consultar o fabricante), os cabos são resistentes a gotas e umidade, porem de maneira alguma deixe cair liquido no conector do transdutor com o ultrassom.
Para mais informações sobre limpeza, desinfecção e esterilização de suas sondas bem como boas práticas de manuseio de seus equipamentos ESAOTE entre em contato conosco.
Escrito por:
Marcelo Lemos Nunes Franco
Engenheiro Biomédico
Especialista em equipamentos de ultrassom ESAOTE
Deixe um comentário